Infância Ameaçada

“A mais bela herança que podemos deixar a um filho é permitir-lhe que trace inteiramente seu caminho por seus próprios pés.”
Isadora Duncan

Erros que os pais cometem antes de colocarem os filhos para dormir

O sono da criança, desde bebê deve ser ensinado e ou condicionado pelos pais. Dependendo de certos hábitos a criança pode se acostumar mal e criar dependência dos pais.

Alguns hábitos considerados não adequados:

  1. Negligenciar a Rotina

Todas as crianças precisam seguir uma rotina. A rotina estabelece limites, determina as dimensões de sua vida e dá um sentimento de segurança, um sentido de ordem que gera liberdade.

É obrigação dos pais estabelecer uma rotina familiar que todos possam cumpri-las. Ela é necessária, porém flexível nas exceções.

Nas férias ocorrem modificações das rotinas, porém não pode ser abandonada totalmente. Se a criança, desde bebê vive e sente a firmeza de uma rotina dificilmente irá transgredi-la, porém pode testar os limites que lhe são impostos.

Colocar seu filho para dormir em horários diferentes pode prejudicar o relógio biológico e aumentar as chances de hiperatividade e ansiedade no futuro.

As crianças sem rotina de sono, analisadas em uma pesquisa apresentaram notas mais baixas em testes que mediram a capacidade de resolver problemas e uma predisposição maior para desenvolver hiperatividade e problemas emocionais, como ansiedade e também se envolverem em brigas com colegas.

Criar rotina desde bebê é importante, pois dá segurança à criança. Todos os dias devem-se repetir as mesmas atitudes, as mesmas ações. Por exemplo: dar banho antes de colocá-la na cama.

Ler uma história para o bebê… ou, um trecho da mesma com a criança no berço, dar boa noite, despedir-se e sair do quarto.

Em caso de choro, os pais devem retornar ao quarto, mas não pegá-lo no colo, apenas conversar e confortá-lo. O bebê percebe que não foi abandonado e volta a dormir.

  1. Ações inadequadas, principalmente na hora de dormir

Brincadeiras que envolvam agitações físicas e, ou mentais que exijam muito da criança.

Alguns programas de TV, jogos em tablet, celulares podem agitar a criança ou mesmo, deixá-las com medo, inseguras e assustadas.

  1. Fazer a criança adormecer no colo

As crianças devem dormir onde irão acordar. Pode ocorrer de a criança acordar de madrugada, estranhar e chorar. Pais devem apoiar mostrando-se presentes, mas sem irritação, deixando assim o filho mais seguro e logo ele voltará a adormecer.

A criança com uma fraldinha, com um bonequinho ou bichinho de dormir se autoninará.

  1. Levar para cama dos pais

Não é uma atitude adequada. A criança ao chorar deve ser atendida no quarto dela. Pais precisam sim, dar-lhe atenção. Ceder aos pedidos da criança transmitirá que ela pode tudo e nesse sentido ela irá insistir e repetir sempre a mesma situação.

Caso a criança vá para sua cama, deixe-a um pouquinho, mas logo a leve de volta para o seu quarto.

Ao compartilhar a cama dos pais, o sono da família fica prejudicado e o mais grave além de alterar a intimidade do casal, a independência da criança pode ficar muito comprometida.

  1. Luz acesa é prejudicial

Medo de escuro é muito comum nas crianças. No entanto, se você deixar a luz acesa, além de acostumar a criança pode ser prejudicial, pois ocorre à alteração da produção do hormônio melatonina que é o indutor do sono.

Ideal é ter o quarto totalmente na penumbra, porém algumas crianças sentem-se inseguras. Nesse sentido pode-se colocar uma tomada com luz bem baixinha iluminando o caminho que poderá auxiliá-la.

Não se esqueça de que tudo vem da rotina criada por você desde o início, nos primeiros dias do bebê.

  1. Dormir com algo ligado

Há crianças que precisam ficar com a TV ligada para dormir. O rádio, o tablet, celular ligados também pode ser muito prejudicial, pois tira a tranquilidade e a qualidade do sono.

  1. Alimento na madrugada

Amamentar ou alimentar de madrugada, além de atrapalhar o sono, também pode virar rotina para a criança por um longo tempo.

Importante observar e perceber se a alimentação diária está adequada, se a última mamada ingerida foi suficiente, ou se esse alimento noturno já se tornou um hábito.

  1. Atitudes dos pais

Ao colocar seu filho para dormir observe seu estado de espírito. Caso esteja estressado, irritado ou mesmo bravo esses sentimentos são percebidos de forma inadequada pelas crianças, que as tomam como negativas, muitas vezes se sentindo culpadas, por alguma atitude ou acontecimento secreto.

Deve-se ter cuidado também ao contar histórias ou cantar alguma música que as deixem com medo, como Boi da Cara Preta, Bicho Papão, dentre outras.

  1. Sono diurno em demasia

No início as crianças precisam dormir um pouco mais. Mas ao crescerem essa necessidade diminui e, então não há necessidade de dormir muito durante o dia. Nesse sentido, provavelmente a qualidade do sono à noite aumentará.

 

As crianças precisam de firmeza.

A firmeza estabelece limites e requer o exercício de respeito mútuo.

Sem limites a criança tenta sempre ir mais além, testando até onde pode chegar.

Não podemos ficar à mercê de uma criança malcomportada.

 

Roseli Bacili Laurenti

roseli.l@uol.com.br