Corrigir as crianças, tirando seus brinquedos, tabletes, celulares. Será que isso funciona?
Parece funcionar nos primeiros dias, depois, as crianças tornam a repetir as mesmas coisas, ou simplesmente fazem o que pedem, apenas para não perderem os objetos desejados.
Qual foi a real aprendizagem com isso?
Não podemos esquecer que ao retirar um objeto da criança estamos de fato, aplicando um castigo.
Esta perda do objeto leva a criança a se revoltar e parece demonstrar, no primeiro momento desinteresse do objeto perdido, parecendo dizer:
__ Estou pouco me lixando por não ter mais.
Sabemos que não é bem assim, ela não quer dar o braço a torcer e vira um ganha-ganha ou perde-perde.
Os pais acreditam que ao retirar o objeto que a criança mais gosta vai conseguir que ela aprenda a lidar com a situação ocorrida.
Mero engano!
O ideal é que os pais conversem com a criança, sem se alterar, sem gritar, sem se irritar, ou melhor, com muita paciência.
Vou exemplificar:
A mãe de Clara lhe disse:
__Vá já tomar banho ou vou tirar seu celular por uma semana.
Clara não obedeceu e a mãe cumpriu o que falou retirando o celular o que deixou Clara muito irritada e por consequência, não realizou a tarefa escolar. Dois problemas!
O ideal seria a mãe de Clara lhe dizer:
__Clara, meu amor, agora é hora de tomar banho. Vamos.
Nesse sentido a mãe não realizou uma pergunta. Você quer tomar banho? Ela aplicou um comando, deu uma direção, isso ajuda no processo de aprendizado ao perceber que todos têm obrigações a cumprir.
Tudo que se realiza pelo amor é melhor do que pela dor, para que a união, a paz surja e o aprendizado se perpetue.