ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA EM CASA. COMO FAZER PARA NÃO GERAR TRAUMA?

 

Crianças em casa, longe das escolas. Pais desesperados com a nova situação, surgida de forma inesperada. Sim, o mundo virou de cabeça para baixo para a maioria, com a situação do isolamento.

Todos tiveram de se adaptar e, nem sempre eles são capazes de agir de forma adequada, por não serem experts em tudo.

Professores de forma drástica mudaram suas rotinas, sua metodologia e atuam pela primeira vez com o ensino à distância. Alguns professores já apresentavam habilidades, mas para outros essa prática de ensino, totalmente desconhecida. Nunca haviam realizado antes. E, tiveram que se adaptar.

Também foi novidade para a maioria dos alunos, em especial aos da escola pública.

Compromissados com seus alunos os professores ministram as aulas, porém com grandes dificuldades por não estarem presentes para dirimir dúvidas e acompanhar os alunos de perto. Rotina totalmente alterada.

As crianças de 5 a 6 anos que estão no processo de alfabetização provavelmente serão ao maiores prejudicadas. Uma fase importante que requer um trabalho contínuo, de análise e de presença do professor para que as intervenções adequadas e as trocas com os colegas possam ocorrer. Neste momento não temos muito o que fazer, mas os pais deverão tomar cuidado com a ansiedade para não prejudicarem seus filhos.

Assim, os pais não especialistas no assunto devem estar atentos e agirem com naturalidade para não traumatizar a criança tanto na leitura, quanto na escrita.

Há um processo a ser respeitado. Existem fases no processo da criança para muitos pais desconhecidas.  Não atropelem o processo. Procurem conhecê-lo se for de interesse, para poderem entender as fases em que a criança se apresenta. Procurem ajuda!

Alguns pais tiveram sua alfabetização totalmente diferente da forma em que se apresenta hoje. E poderão acarretar prejuízos e até paralisação na alfabetização do filho se as exigências forem inadequadas.

A grosso modo algumas fases das escritas da criança:

  1. A @ % 8 ( B % V 4 O L –

A criança pode ler aos pais assim: Minha mãe foi passear no bosque e encontrou o lobo mau.

Nessa fase ela mistura letra, números, símbolos.

  1. K V L cavalo      C A O    cavalo       C V O   cavalo

Neste momento cada letra corresponde a uma sílaba

  1. C VA L cavalo    CAVLO   cavalo     KVALO  Olhando aqui dizemos está faltando letra. Para criança é um acréscimo. Ela avançou sua hipótese.
  1. KAVALO (não ortográfico)  CAVALO (ortográfico)

Em sala de aula as professoras acompanham cada criança individualmente verificando as hipóteses que elas apresentam e conduzem o processo intervindo para que ela avance.

Mãe, pai cuidado se você não conhece, não é especialista em alfabetizar, não tente ensinar seu filho como você aprendeu para não atrapalhar o processo da criança.

No início as crianças escrevem errado de acordo com as hipóteses que elaboram o processo da escrita.

Não a castigue exigindo que escreva vinte vezes a palavra que errou, não beneficia em nada por ser mecânico, não um processo reflexivo e em especial desestimulante.

Você pode ajudar muito seu filho realizando leituras em voz alta, de livros infantis, propondo leituras nas placas das ruas, dos carros, com compras feitas nos supermercados propondo leituras das caixas, latas que ele conhece bem: OMO, Leite condensado, Maisena, Chocolate, pode propor: Chocolate começa com… termina com… Realizar jogos diversos, enfim, estimular seu filho, será de grande ajuda.