A Importância Da Rotina Na Vida Dos Filhos

Implantar rotina é fundamental para que a criança possa se desenvolver e evoluir.

A casa onde moramos deve ser de fato um verdadeiro lar. Toda casa funciona muito bem com acordos específicos que facilitam o ritmo da vida diária da família.

É nesse lar em que as necessidades da família acontece. É de extrema importância que haja o estabelecimento de uma rotina adequada, para que ocorra um bom andamento das atividades e que devem ser cumpridas com amor, compreensão e, principalmente aceitação.

A família é o ponto de apoio, de equilíbrio estabelecida pelas relações afetivas de amor, carinho e segurança. E para que haja compreensão e respeito mútuos se faz necessário o estabelecimento de determinadas rotinas e regras.

Algumas rotinas e regras são inegociáveis como as relacionadas à segurança como colocar cinto de segurança no carro, cadeirinhas para as crianças menores, agasalhos quando estiver frio, outras com objetivos comuns para promover a ordem como:

. a programação de práticas possíveis a todos da família, desde fazer a cama, deixar a sala em ordem, auxílio na cozinha, brinquedos guardados, horários para leitura, para estudos, para brincar, …

. as crianças devem ser incluídas nesse processo de negociar acordos, desde que possam realizá-los para que possa haver maior colaboração.

. ter regras e rotinas claras dá à criança uma previsibilidade do que é necessário fazer e fica mais fácil de negociar determinadas atitudes.

. em caso de não atendimento às rotinas implementadas os pais devem verificar se todas as regras foram cumpridas e não permitir que ocorra o lazer como ida ao cinema, ao teatro, brincar com uma amiga. Primeiro a rotina a ser seguida. Saber que adiar o combinado e o que deve ser feito pode ter consequências.

. os acordos, os combinados preparam às crianças a patamares mais elevados como: adaptarem-se às comunidades, escolas, e futuramente aos empregos. Essas experiências em casa que proporcionam à criança que as leis e as regras da sociedade sejam cumpridas.

Crianças sem rotina para dormir. O que fazer?

Os cientistas já provaram que ter horários irregulares para dormir afetam o relógio biológico da criança e, o funcionamento do corpo.

Podemos notar nas crianças sérias mudanças por meio do humor, do apetite, da ausência de energia e, não param por aí.

A criança sem rotina de sono, com o tempo pode perder a capacidade de resolver conflitos, pode desenvolver a hiperatividade, ter problemas emocionais como: ansiedade, agressividade e até mesmo se envolver em brigas com colegas.

Duas horas antes de seu filho ir para a cama, você deve servir o jantar e diminuir o ritmo de brincadeiras que excitem a criança. Um banho quentinho, uma massagem também ajuda a criança a se acalmar.

Importante realizar algumas trocas à noite, como: assistir TV, jogar videogame ou os tablets, uso de celulares, por brincadeiras mais calmas ou, pela leitura de um livro, contação de histórias,…

Na hora de colocá-lo para dormir, conte ou invente uma história. Elas adoram e pedem mais…

As crianças também gostam muito de músicas, coloque uma música calma e participe junto com seu filho.

A adaptação de uma rotina por seu filho pode ser um pouco demorada, no entanto, ela é necessária. Então, repita, repita e fique firme em suas atitudes. Aos poucos ela vai sendo alterada e a criança dormirá melhor. Isso é rotina frequente! Ou melhor, a verdadeira rotina.

Pais, as crianças precisam de muitas horas de sono. Não cometam o erro de deixá-las acordadas até tarde.

A rotina é possível nos dias atuais?

A vida dos pais que trabalham fora, nos dias atuais, faz com que todos corram e corram muito para poderem cumprir todas as tarefas necessárias.

A pessoa acorda atrasada de manhã, corre para tomar café fica ansiosa e, é nesse momento que muitas vezes, surgem os maiores conflitos e acabam atropelando as crianças devido o horário.

Isso incomoda e faz com que as crianças fiquem agitadas, chateadas e sofram pela falta de rotina causadas com a vida apressada dos pais. Para resolver essa situação os pais devem acordar antes para dar atenção devida às crianças.

As crianças precisam seguir uma rotina, um ritmo, pois ritmo é saúde. Elas precisam comer na hora certa, dormir na hora certa, estudar na hora certa … Elas podem vir a adoecer, física, psicológica e espiritualmente, se não houver programação adequada.

Algumas leituras que realizei apontam que a criança se beneficia mais do sono e, também da aprendizagem, quando dorme mais cedo, mesmo sem os pais estarem presentes.

Pais, quando falamos em filhos estamos falando também dos filhos adolescentes, por volta de 20 anos, ou até mais.

O organismo deles ainda está em formação, em crescimento e desenvolvimento. O cérebro é o órgão principal e o sono tem participação fundamental no desenvolvimento neurológico.

Fiquem atentos, principalmente nos dias atuais, com os celulares, computadores que roubam os horários de sono das pessoas, em especial dos adolescentes. Sabemos que muitos adolescentes ficam até tarde utilizando celulares, computadores e depois dormem nas aulas causando transtornos nas escolas.

A falta de sono pode acarretar para as crianças problemas de imunidade se resfriando com frequência, também podem ficar elétricos, irritados e terem problemas comportamentais.

É muito importante…

A melhor hora para as crianças irem para a cama seria por volta de 7 ou 8 horas da noite, pois a produção do hormônio melatonina, que regula o sono, sobe e a adrenalina desce. Mais tarde às 10h00 a produção é invertida.

Dormir também deve ser no escuro, em silêncio e em ambiente apropriado. Não se deve deixar nem a luz do corredor acesa. Deve estar totalmente escuro! O cérebro precisa de descanso também.

Os pais podem também fazer massagens, com suaves toques, para acalmar a criança antes de colocá-lo para dormir… As crianças adoram ser tocadas, acariciadas.

Por meio de interações diárias os pais podem ensinar as crianças a prosperarem e a desenvolverem suas habilidades para serem mais saudáveis e felizes.