As crianças sempre querem ganhar nos jogos, sejam de outras crianças, dos adultos ou das equipes.

Quando pequenas são egocêntricas e só querem ganhar. No entanto, precisam passar por essa aprendizagem, pois perder faz parte da vida.

É essencial que as crianças aprendam a ganhar e a perder.

As crianças ficam felizes quando ganham nos jogos, no entanto, ao perceberem que começam a perder, logo querem desistir para não se frustrarem com a derrota. Outras choram, ficam bravas e até mesmo agridem, destroem, quebram os jogos e amassam as cartas de tanta raiva.

Essa atitude dentro do processo de aprendizagem é natural, mas que deve ser ensinado para poder aprender, até que as crianças possam perceber o outro, saber conviver em harmonia e ceder.

A criança precisa aprender, com o nossa ajuda, que na vida, nem sempre é como queremos. Há horas de ganhar e de perder.

É no caminho que se vai construindo o caminhar, o ganhar e o perder, momentos em que surgem as oportunidades para que essa aprendizagem aconteça.

Proteger a criança sempre dando alegrias, sem deixá-la se frustrar pode levá-la a não experiências necessárias para a vida tendo por consequência sofrimentos maiores mais tarde.

Temos por obrigação encaminhar a criança da melhor forma possível, prepará-la a ser independente para saber lidar com os desafios que aparecerem na sua caminhada, rumo ao sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *