Muitas mães me perguntam:

__ Como meu filho não obedece na escola e aqui em casa é muito bonzinho?

Também ocorre ao contrário: em casa desobediente e na escola um amor de pessoa, por que isso ocorre?

Às vezes obedece ao pai e a mãe não. Outros obedecem de vez em quando…, mas, não sempre!

Maria Montessori respondeu essas perguntas e explicou como o adulto pode se tornar digno da obediência da criança, em seu livro, Mente Absorvente.

Explica que a obediência se desenvolve em três níveis, e, somente no terceiro nível é que a criança consegue obedecer de verdade.

1. Primeiro Nível da Obediência

As crianças que estão no primeiro nível da obediência obedecem de vez em quando, mas não obedecem sempre.

A obediência exige que a criança abra mão do que ela gosta de fazer, para executar o que outra pessoa solicitou.

Se os pedidos feitos são iguais e correspondem à sua vontade, a criança obedece, ao contrário ela parece nem ouvir.

Quando isso ocorre, os adultos ficam muito incomodados com a ausência de obediência da criança.

E, muitas vezes ficam sem entender, pois, ora a criança obedece, ora não. Realmente, não dá para entender.

Ela somente obedece quando quer, ou o adulto que não a entende?

No entanto, a criança ainda não amadureceu para abrir mão de sua vontade para satisfazer a vontade do outro e cabe ao adulto ter um comportamento adequado e paciente, para ajudar a criança.

2. Segundo Nível da Obediência

Esse nível parece ser o mais crítico de todos. Nele, a criança tem mais condições de suprimir a sua vontade e executar a vontade do outro. Obedece com maior frequência. Mesmo assim, de vez em quando falha, porque tem vontades próprias.

Nesse período, os adultos sabem que a criança é capaz de obedecer e usam muitas vezes, castigos ou prêmios para conquistarem obediência da criança utilizando: recompensas, chantagens, barganhas, que nem sempre funcionam. E, quando funciona, as crianças acabam por paralisar, sendo prejudicadas por não chegarem ao terceiro nível. Uma pena!

Parar neste nível, como ocorre com a maioria das pessoas, leva a um mundo de pessoas excessivamente obedientes, sem opiniões próprias, que questionam pouco as regras absurdas de nosso mundo.

Vale pensar aqui o tipo de tratamento que estamos oferecendo à criança, para que fiquem paralisada.

3. Terceiro Nível da Obediência

Nesse terceiro nível a criança deixa de obedecer porque é capaz, e passa a obedecer porque deseja e sente prazer.

Aqui, a criança quer receber orientações e quer segui-las. Porém, a criança obedece com prazer os adultos que ela admira, mas nem todos os adultos chegam a esse ponto com suas crianças.

A obediência que a maioria dos adultos conseguem vem da opressão, do medo, da recompensa, ou da troca. A criança obedece feliz quem ela admira. E, quem a criança admira?

A criança admira o adulto que a compreende, que organiza um ambiente, que tem comportamento acolhedor, amoroso e firme, que a ajuda a conquistar a própria independência.

A criança obedece não porque ela é menor e os adultos maiores, mas porque vê o adulto como fascinante e ela deseja se transformar em um adulto fascinante também.

Para Montessori as crianças devem ser autodisciplinadas, não as que obedecem cegamente a disciplina, mas, as que podem escolher, obedecer quando a vontade do outro é melhor que a sua e seguir uma pessoa, admirável.

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