1. Demonstrar compreensão pelo que a criança está sentindo, no momento desafiador.

  1. Se você tiver uma história semelhante ao processo ocorrido, conte para a criança. Ela ficará surpresa.

  2. Você demonstrando seus sentimentos a criança poderá fazer com que se abra com você e conte o ocorrido.

  3. Faça a criança refletir sobre o acontecimento e solicite para pensar em como solucionar para que não se repita mais, já que é desconfortável.

  4. Devemos sempre perguntar ao em vez de dizer o que fazer, ou o que vimos, ou sentimos.

Exemplificando:

Um garoto derrubou suco no chão.

Perguntar: __ O que você pode fazer?

Um garoto roubou um brinquedinho de loja. Após conversar com ele, perguntar:

__ Como você pode resolver essa situação?

Quando eu mando, ou digo o que fazer, torna-se desrespeitoso, às vezes até humilhante e poderá provocar revolta na criança.

  1. As crianças muitas vezes têm ideias errôneas para conseguir o que querem e nem sempre agem de maneira adequada.

  2. Todas as crianças querem ser aceitas e, muitas vezes interpretam uma situação de maneira inadequada.

Exemplificando:

Uma criança ganhou um irmãozinho, ao ver a mãe cuidar do bebê, acha que ela ama mais o bebê e, então regride e passa a se comportar como um bebê, fazendo xixi nas calças, chorando, querendo mamar…

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